quarta-feira, 30 de maio de 2012

OUTSOURCING DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS

O primeiro passo para entender esse tópico é dando o significado do termo que o entitula. Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa "fonte") denota a ação de uma empresa em buscar mão de obra fora da organização, ou seja, mão de obra terceirizada.

As grandes mudanças econômicas e estruturais ocorridas no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 tiveram grandes efeitos nas sociedades desenvolvidas e industrializadas. Nesse período, as empresas norte-americanas adentram em um processo de perda da competitividade, principalmente em relação ao mercado asiático. Em estudo realizado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), detectou-se os principais problemas das empresas americanas, dos quais destacam-se:

  • atenção voltada para a produção em massa, com separação intra- e interfirmas (visão antagônica à do modelo SCM);
  • adoção de horizontes de curto prazo;
  • deficiências tecnológicas no desenvolvimento de produtos e na produção;
  • falha na cooperação clientes-fornecedores

Por esses motivos, as empresas passam a buscar alternativas para superar o declínio da produtividade. No período entre os anos 1970 e 1990, foram desenvolvidos e implantados inúmeros programas para superação dos problemas identificados. Destacam-se os círculos de qualidade, os sistemas de planejamento da produção (MRP e MRP II), os programas de qualidade de vida no trabalho, a busca da excelência, o ERP, a robótica, a produção assistida por computador, o just-in-time, a reengenharia, a busca da melhoria contínua ou kaizen etc.

Com tantas mudanças ocorrendo, a logística inevitavelmente é afetada e obrigada a adequar-se a essa revolução. A distribuição passa a utilizar, de forma mais intensiva, recursos de tecnologia da informação (TI) para o intercâmbio eletrônico de dados (EDI). A busca da redução de custos nos canais de distribuição, aliada a uma nova visão de nível de serviço, dá origem ao movimento ECR (Efficient Consumer Response). 

Com o advento das firmas globais, a logística teve de tornar-se mais eficiente a fim de tornar viáveis as estratégias corporativas. As chamadas Global Commodity Chains (GCC) constituem exemplos de firmas globais, que se caracterizam pela sua estrutura organizacional abrangente, garantindo uma coordenação logística eficiente e uma integração das várias funções dispersas pelo globo. Uma das características dessas firmas globais é a não preocupação com a manufatura, mas sim com a coordenação e comercialização dos produtos que levam a sua marca.

Outro fator estimulante ao  Oustourcing de Serviços Logísticos é a concentração de esforços por parte das empresas na atividades centrais (Core competences), aquelas que são críticas à sua sobrevivência. Essa mudança estimula a demanda por serviços logísticos externos, tanto físico/operacionais como de administração. Esse serviços, então, passam a ser providos pelos prestadores de serviços logísticos.

A busca pela redução de custos dos serviços logísticos é fator determinate para a essa nova tendência. No Brasil, isso não é diferente. Porém, as empresas brasileiras também valem-se da eficiência do serviço logístico como meio de melhorar o nível do serviço oferecido ao consumidor. Esse crescimento dos serviços logísticos demanda maiores investimentos em "softwares" e " hardwares" a fim tornar possível cada vez mais essa redução de custos.

5 comentários:

  1. Com a globalização as mudanças não param. O setor empresarial principalmente, por isso é preciso se adequar a essas mudanças. E no meio logístico não é diferente. Nesse caso para a logística torna-se eficiente se faz obrigado adequar-se a essa revolução e buscar exemplos de outras firmas globais, as chamadas de Global Commodity Chains (GCC). E buscando sempre a redução de custos dos serviços logísticos que é um fator determinante para a nova tendência.

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  2. A terceirização de serviços logísticos constituí principalmente. Com o declínio da produtividade e a constatação da necessidade de mudanças.

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  3. O Outsourcing é uma prática vantajosa do SCM, pois refere-se a estratégia de transferir atividades internas das empresas para fornecedores externos com o objetivo de liberar recursos como patrimônio, infra-estrutura e pessoas para que a empresa concentre seus esforços em suas competências essenciais do negócio, ou simplesmente nas atividades que mais dão retorno. Desta forma, admite-se que a empresa canalize seus recursos em iniciativas que demandem vantagem competitiva.

    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

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  4. Outsourcing significa terceirização. Ou seja, é quando uma empresa transfere a responsabilidade da produção de suas atividades meio para uma outra empresa e dedica-se exclusivamente à sua atividade principal.É fundamental para as organizações que desejam manter-se focadas em seu negócio e ao mesmo tempo estar com sua matriz tecnológica atualizada, otimizada e alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.

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  5. A busca pela redução de custos dos serviços logísticos é fator determinate para a essa nova tendência. No Brasil, isso não é diferente. Porém, as empresas brasileiras também valem-se da eficiência do serviço logístico como meio de melhorar o nível do serviço oferecido ao consumidor.

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