As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir
produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos,
mão-de-obra e cada vez mais são necessários também computadores com hardware e software
específico (Robeson et al., 1994, p. 508). Os operadores logísticos são
companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão
e distribuição dos materiais de determinada empresa. No típico contrato
logístico, o fornecedor do serviço integra mais que uma funcionalidade
dentro da cadeia de abastecimento. Uma diversa área de atividades é
fornecida, como por exemplo (Robeson et al., 1994, p. 509):
- Consolidação da carga de diversos locais;
- Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns;
- Desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas;
- Gestão das cargas de transporte para as lojas.
A terceirização de serviços logísticos, conforme conhecemos hoje, ganhou força nas últimas décadas, principalmente dentro dos conceitos do Suply Chain Management. Nos Estados Unidos, a Armstrong & Associates (2006) estima que, em 2005, o valor da contratação de serviços logísticos atingiu o valor de 103,7 bilhões de dólares, um aumeto de 16 % em relação ao ano de 2004, que foi de 89,4 bilhões. Esse crescimento não é um fenômeno limitado ao território norte-americano, refletindo uma tendência mundial.
A logística, incluindo a prestação de serviços, é, ainda, um setor em fase de crescimento e de transformação. Isso é resultado da propensão mais intensa de as empresas terceirizarem serviços de uma maneira geral, quando antes os realizavam por conta própria. Ao repassar serviços logísticos a terceiros, fazem-no de forma integrada, contratando "pacotes" que incluem, cada vez mais, serviços de maior valor agregado, com forte conteúdo informacional.
Os vídeos a seguir auxiliam para um melhor entendimento sobre o conceito de Operadores Logísticos e sua importância para as organizações.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOperador Logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.
ResponderExcluirPara que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas seguintes:
• Controle de estoque
• Armazenagem
• Gestão de transportes
Atendido esse mínimo, as demais atividades, constituem-se nos possíveis diferenciais entre diversos operadores logísticos.
Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO operador logístico é uma empresa que presta serviços logísticos, sendo eles: o transporte, a armazenagem e a gestão de estoque.
ResponderExcluirPaula Danyelle.
Envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa. E os operadores logísticos existem desde quando existe comercio. E tem as atividades de mover e armazenar materiais e distribuir produtos. Faz-se necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos, mão-de-obra e cada vez mais são necessários também computadores com hardware e software específico. Incluindo a prestação de serviço que deve ser muito bem feita.
ResponderExcluirKleybson Feitosa
Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como
ResponderExcluirOperador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas
três atividades básicas seguintes:
• Controle de estoque
• Armazenagem
• Gestão de transportes
Débora Dayane Menezes Melo
Um operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte, armazenagem, estocagem, informação) que busca atender com total eficácia
ResponderExcluiras necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada.
Operador logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.
ResponderExcluirJaqueline Cruz
O crescimento das diferentes atividades adotadas por um operador logístico diante do contratante é necessária a existência de boas condições de infra-estrutura, ou seja, deve-se ter boas instalações físicas, equipamentos de qualidade específicos para cada área, recursos humanos, hardwares e softwares, que demandam aplicação para se investir, e assim, seja feita o trabalho de forma correta e satisfatória.
ResponderExcluirDariany Freitas
operador logistico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.
ResponderExcluirO blog nos mostra que os operadores logísticos em uma determinada empresa, têm a função de gerenciar de forma integrada, fazendo assim a distribuição de matérias para vários lojas ou armazéns.
ResponderExcluirDe acordo com a ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística, operador logístico é o fornecedor de serviços, especializado em gerenciar e executar todas ou partes das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
ResponderExcluirCom um bom planejamento a cadeia de abastecimento apresenta resultados importantes na diminuição de emergências, como por exemplo, recorrer a transportes de última hora. Os motivos que levam este tipo de serviço ser tão pouco utilizados são vários, a subcontratação da gestão da cadeia de abastecimento é muito mais complexo que obter um simples contrato de serviço de transporte. As praticas afetadas por todos envolvidos na decisão incluí não só a logística mas também a produção, vendas, marketing e até mesmo as finanças.
ResponderExcluirDariany Freitas
A tendência do operador logístico rumo a uma maior competitividade nesse mercado global, está forçando as empresas a desenvolverem estratégias para adequarem seus produtos para
ResponderExcluircompetirem com mais eficácia e eficiência, maximizando os recursos no processo
produtivo.
O conceito de operador logístico vem sendo gradativamente objeto de interesse especial por parte de muitas empresas, principalmente as transportadoras de carga. Os operador logístico é o fornecedor de serviços, especializado em gerenciar e executar todas ou partes das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
ResponderExcluirRaphael Cassio
O conceito de operador logístico vem sendo gradativamente objeto de interesse especial por parte de muitas empresas, principalmente as transportadoras de carga. Os operador logístico é o fornecedor de serviços, especializado em gerenciar e executar todas ou partes das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
ResponderExcluirRaphael Cassio
Operador Logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos. Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas seguintes:
ResponderExcluir• Controle de estoque
• Armazenagem
• Gestão de transportes
As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos, mão-de-obra e cada vez mais são necessários também computadores com hardware e software específico (Robeson, 1994). Os operadores logísticos são companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa. No típico contrato logístico, o fornecedor do serviço integra mais que uma funcionalidade dentro da cadeia de abastecimento.
ResponderExcluirA origem do termo operador logístico, como é chamado no Brasil, decorre do conceito de terceirização dos serviços logísticos (outsorcing) ou contrato logístico (logistics contract). Surgido nos Estados Unidos na década de 80 e hoje fortemente difundido também nos países europeus com o nome de Third- party logistics provider – 3PL ou logistics provider. Segundo Gardener (1994), o termo Third-party logistics provider – 3PL começou a ser utilizado como um sinônimo de “subcontratação de elementos do processo logístico”.
ResponderExcluirElienai Joeli
Segundo o texto, operador Logístico é a empresa prestadora de serviços, focada no gerenciamento de todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos. Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestar serviços nas três atividades básicas seguintes: controle de estoque, armazenagem, gestão de transportes.
ResponderExcluirSão responsáveis pela armazenagem, distribuição de mercadorias de terceiros e manipulação. Sua função e sacar fora da empresa muita função logística. Isto é outsourcing. Pode ser completo o só uma parte da atividade como distribuição, transporte...são eficientes nas atividades e serviços logísticos podendo assim que as empresas do sector fiquem dedicadas ao setor.
ResponderExcluir