quinta-feira, 31 de maio de 2012

OPERADORES LOGÍSTICOS E O COMÉRCIO ELETRÔNICO


O mercado dos prestadores de serviços logísticos, sem duvida, ainda é um mercado em crescimento, mas é, principalmente, um mercado em transformação. Observa-se uma grande dinâmica na oferta de serviços e uma busca das empresas por nichos de mercado mais rentáveis. A tendência de oferecer serviços on demand está relacionada a essa dinâmica. A disseminação do uso eletrônico, principalmente em países emergentes como o Brasil, é um dos fatores que afetam essa dinâmica.

No que se refere ao comercio B2C, a perspectiva é de aumento substancial nos próximos anos. Se o comercio B2C cresce, o B2B é ainda mais representativo. Na verdade, essa última forma é ainda mais antiga e vem permitindo uma redução significativa dos custos de transação. Mas o crescimento do varejo eletrônico faz com que as empresas tenham que reconfigurar seus sistemas logísticos para atender as novas características da demanda.
Essa nova forma de comercio gera a necessidade de adaptação dos canais de distribuição para atender um mercado de dimensões ampliadas, muitas vezes global.

Na realidade, para a grande maioria das empresas, a implantação de uma estrutura logística voltada ao atendimento de um mercado geográfico mais amplo torna-se inviável, principalmente se considerarmos as novas características dessa demanda. Mas, como o comercio eletrônico constitui um dos nichos de mercado mais visados pelos prestadores de serviços logísticos, as firmas ponto-com já começam a fazer parcerias com empresas de encomendas expressas, que dispõem de maior capilaridade para atender pessoas físicas.

As expectativas do comercio eletrônico fazem com que os embarcadores passem a subcontratar não somente a entrega final ao consumidor, mas todas as atividades relacionadas a distribuição física, como forma de garantir os níveis de serviços altamente exigidos. Isso amplia a gama de serviços logísticos oferecidos, à medida que novas atividades vão sendo incorporadas.






O Vídeo a seguir foi exibido em 2008 no programa "Pequenas empresas, grandes negócios" pela rede globo, explica a importância da logística para o sucesso do comércio eletrônico das empresas:


 


Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios - Entrevista com o Gastão Mattos (Consultor do Comitê de Varejo On-line).
Tema: O desafio do comércio eletrônico é fazer o produto chegar com segurança e no prazo certo na casa do cliente.


6 comentários:

  1. Muito se tem comentado sobre o impacto do comércio eletrônico no modo com que as empresas farão negócios - agora e no futuro. Mas o que afinal é o comércio eletrônico? Numa definição sem muito rigor teórico, o comércio eletrônico é o conjunto de processos nos quais clientes, empresas, parceiros de negócios, instituições financeiras, operadores logísticos e instituições governamentais, entre outros, transacionam via tecnologia baseada em Internet. O que é importante salientar é o último trecho desta definição: “via tecnologia baseada em Internet”.
    Estar baseado em tecnologia Internet, significa dizer que qualquer cliente, ou empresa, é parte potencial de um mercado global, onde as informações trafegam sem barreiras geográficas nem temporais. Este mercado global pode ser facilmente alcançado bastando para isso um computador conectado à rede mundial de computadores, no seu caso mais simplório.

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  2. Os "operadores logísticos" realizam funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa. Eles fornecem suportes físicos e infra-estruturas.
    "Comércio eletrônico" é também chamado de comércio virtual, sendo um tipo de transação comercial feita através de equipamentos eletrônicos.
    O modo de se fazer negócios também faz parte do mundo globalizado e as habilidades antes usadas não respondem mais as demandas desse novo comércio.

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  3. O mercado virtual acaba se tornando para operadores logísticos um grande meio de obter uma vantagem mediante seus concorrentes, a medida que trazer mais confiabilidade e velocidade nas operações se torna um trunfo frente aos outros. Para isso é necessário um alto grau de trabalho por esses operadores, mediante que o "comercio virtual" ainda é visto com olhares desconfiados e problemas que venham ocorrer com os produtos seja mediante atrasos ou mediantes produtos entregados com defeito os clientes vão perder a confiança para com o operador fazendo assim o comercio eletrônico se mal administrado ser uma "faca de dois gumes" para a empresa.

    Almir Junior

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  4. Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual. A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete e tempo de entrega. O custo operacional é baixo. Não há custos existentes em uma loja "real", tais como aluguel. O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor. Os custos de comunicação são menores e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição. O tempo de exposição da marca é aumentado.

    Raphael Cassio H. Gonçalves

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  5. O que se define como operadores logisticos: Operadores logísticos (Third-Party logistics (3PL) (em inglês) envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa (Robeson et al., 1994, p. 20).

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  6. Com o mercado cada vez mais competitivo e acirrado diante da globalização e das constantes mudanças os prestadores de serviços logísticos mais do que precisam, necessitam ficar atentos a essas mudanças para se manterem no mercado; principalmente para acompanharem o comércio eletrônico que é muito visado pelos prestadores de serviço logístico, gerando uma necessidade de adaptação dos canais de distribuição para assim conseguirem atender a demanda cada vez maior. Para aqueles que se preparam para esse tipo de comércio terá vantagem em cima dos concorrentes.

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