Existem inúmeras definições para Operadores Logísticos, as mais amplas, dizem que é o termo usado para simplesmente descrever o fornecimento de serviços, incluindo as formas mais simples e tradicionais, como transporte e armazenagem (Laarhoven et al., 2000). Ou, seja, todos os tipos de serviços da logística, porém essa definição não engloba necessariamente os avanços tecnológicos e operacionais que dão sustentação ao moderno Supply Chain Management.
Uma definição mais detalhada diz que o operador logístico, é o prestador de serviços logísticos que possui funções que podem englobar todo o processo logístico de uma empresa-cliente, ou somente parte dele.
A ABML (Associação Brasileira de Movimentação e Logística), por sua vez, apresenta uma definição um pouco mais restrita de operador logístico:
“Operador logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.”
Uma observação feita por Sink e Langley (1997) torna mais claro o papel dessa categoria particular de prestadores de serviços logísticos:
"... para ser consistente com a maioria das interpretações do conceito de Logística, as atividades deveriam ser idealmente conduzidas de uma maneira integrada e coordenada. Essa seria a grande diferença entre o simples prestador de serviços e o operador logístico".
Assim, mesmo um restrito conjunto de serviços logísticos (de armazenagem e transporte, por exemplo) por mais limitado que seja, deve ser oferecido pelo operador de maneira coordenada e integrada. Esse fará as adaptações de ativos, bem como de sistemas de informações e comunicações necessários à execução do serviço, sempre de acordo com as características e necessidades do cliente, de forma a permitir uma maior eficiência da cadeia de suprimento.
O termo operador logístico integrado, muito usado no Brasil, subentende que essa organização forneça serviços administrativos e físico-operacionais, ao mesmo tempo. Essa variedade de atividades oferecida pelos prestadores de serviços tem se ampliado, com um número maior de combinações oferecidas aos clientes.
É importante evidenciar que os prestadores de serviços logísticos trabalham não apenas com as atividades básicas da logística, como transporte e armazenagem, mas também fornecem todos os tipos de serviços logísticos integrados, fazendo tudo isso de uma forma integrada, coordenada e personalizada.
Diga-se de que o portador de serviço logístico (PSL) é um especialista quer seja individual ou empresa, que a função é acrescentar valor ao produto e serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento, designadamente transporte e serviços pós-venda.
ResponderExcluirKleybson feitosa
Acrescentando o que já foi exposto, quero salientar que devido a grande demanda de contratação de serviços logísticos integrados, com intuito de aumentar a eficiência dos sistemas logísticos, os PSL vem crescendo de forma acelerada ultimamente. Isso dar-se pelo fato da necessidade das empresas se posicionarem estrategicamente diante dos concorrentes a fim de obter vantagens seja no custo, tempo, qualidade ou flexibilidade.
ExcluirDayane Machado
Tem como base a gestão das funções de logística tradicional, como o transporte e o armazenamento. A empresa que não possui infra-estruturas suficientes para a sua atividade logística pode contratar um prestador de serviços logísticos (PSL) para fornecimento dos transportes e/ou dos serviços básicos. A principal razão para a escolha deste tipo de PSL é o baixo custo de aquisição e/ou baixo investimento de capital, pois normalmente, não se trata de uma relação de parceria entre a empresa e o PSL, mas antes da compra de serviços logísticos, por parte da empresa, em mercado focalizado e para questões mais pontuais.
ResponderExcluirLeila Sousa dos Reis
De um fornecedor de um serviço logístico integrado (PSL) espera-se que seja capaz de atender as necessidades logísticas dos clientes, de forma personalizada e com o objectivo estratégico de conseguir maior amplitude de mercado, melhor serviço e flexibilidade, tudo isto ao mais baixo custo possível. Devido à crescente impotância da logística nas organizações, tem surgido uma maior oferta de prestadores de serviços logísticos no mercado. É que, por um lado, as empresas estão interessadas em consolidar as suas competências, concentrando-se naquilo que fazem melhor, por outro, torna-se mais proveitoso dar a terceiros especializados, o que não faz parte das suas actividades principais. Consequentemente, confiam a esses terceiros as suas actividades de natureza logística.
ResponderExcluirDébora Dayane Menezes Melo
Conforme acima, entende-se que o prestador de serviços logísticos (PSL) é um especialista quer seja ao nível individual quer ao nível de empresa, cuja função é acrescentar valor ao produto ou serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento.
ResponderExcluirJaqueline Cruz
Devido às diversas transformações econômicas e sociais que temos passado nas últimas décadas, as empresas se vêm forçadas a buscar melhores competências como fator de diferenciação no mercado nacional e internacional.
ResponderExcluirO Prestador de serviços logísticos (PSL) é um especialista quer seja ao nível individual quer ao nível de empresa, cujo função é acrescentar valor ao produto ou serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento, designadamente controlo de stocks, armazenagem, transporte e serviço pós-venda. Um PSL é, portanto, aquele que, de uma forma profissional estabelece a adaptação entres os diferentes e independentes sistemas de uma empresa (Carvalho, 2006, p. 66).
ResponderExcluirO termo operador logístico integrado, muito usado no Brasil, subentende que essa organização forneça serviços administrativos e físico-operacionais, ao mesmo tempo. Essa variedade de atividades oferecida pelos prestadores de serviços tem se ampliado, com um número maior de combinações oferecidas aos clientes.
ResponderExcluirÉ importante evidenciar que os prestadores de serviços logísticos trabalham não apenas com as atividades básicas da logística, como transporte e armazenagem, mas também fornecem todos os tipos de serviços logísticos integrados, fazendo tudo isso de uma forma integrada, coordenada e personalizada.
A extensa adoção da terceirização logística no ambiente empresarial já não deixa dúvida de que esta se transformou em uma das práticas gerenciais mais exercidas pelos Departamentos de Logística de empresas dos mais diversos perfis e setores. Seja buscando redução de custos, vantagens competitivas, maior flexibilidade de resposta, diluição de riscos, novos serviços e tecnologias ou outros tantos possíveis motivadores da terceirização, o fato é que as empresas, cada vez mais, estão se baseando na experiência e no conhecimento técnico dos Prestadores de Serviços Logísticos (PSL).
ResponderExcluirRaphael Cassio de H. Gonçalves
A princípio, a terceirização das atividades logísticas estava associada à redução de custos. Porém, com a atual competição esta tende a ser estruturada através da cadeia de suprimento, dando-se maior enfoque a relação entre as partes, e convergindo, cada vez mais, para ampliação de mercado, melhoria no nível de serviço e flexibilidade, visando melhor atender as preferências do consumidor.
ResponderExcluir